background

Blog da Athenas

Manutenção de Máquinas Agrícolas: 5 motivos para não negligenciar esse cuidado

Manutenção de Máquinas Agrícolas: 5 motivos para não negligenciar esse cuidado

Ainda hoje há produtores que fazem a manutenção de máquinas agrícolas a contragosto, apenas para obedecer a um padrão dos processos corriqueiros do seu trabalho. Sabem a sua importância, mas não necessariamente entendem a economia que podem obter com essa prática tão comum.

Afinal, pode parecer estranho solicitar a manutenção de um maquinário que aparentemente não apresenta problema nenhum. Entretanto, negligenciar essa atividade pode trazer sérios prejuízos e comprometer as máquinas de forma permanente.

Temos a certeza de que algo que o produtor não deseja é ver danificados elementos tão necessários para o seu trabalho.

Continue a leitura e saiba mais sobre como a manutenção de suas máquinas pode evitar muitos prejuízos!

Aumento da vida útil dos equipamentos

Os cuidados com o maquinário agrícola estão concentrados em limpezas, manutenções diárias e, também, as manutenções preventivas, sendo essa última realizada de forma periódica, de acordo com o estipulado pelo fabricante. 

Quando esses cuidados são seguidos à risca, há muito mais garantias de que o produto dure mais tempo e não apresente problemas nos períodos de mais necessidade.

Economia para o produtor

No âmbito financeiro, pode-se dizer com certeza que esses cuidados trazem economia para o produtor. Isso porque os custos de práticas preventivas são muito menores do que as corretivas, que visam sanar problemas já existentes nas máquinas. 

A parada de máquinas essenciais para realizar a troca de peças, por exemplo, já traz um prejuízo enorme no que diz  respeito à produção, indo além dos gastos apenas para recuperar o equipamento. 

Nem sempre os problemas são visíveis

Há também um aspecto importante quando falamos sobre as máquinas, que consiste na dificuldade de perceber alguns problemas. Ainda que o operador conheça seu funcionamento, nem sempre os problemas são diagnosticáveis, por assim dizer, de uma forma simples.

Problema facilmente resolvido em processos de manutenção preventiva, nos quais o profissional saberá a fundo se existe ou não alguma dificuldade de funcionamento, que será rapidamente sanada antes que a situação piore.

A manutenção garante o desempenho das máquinas

Um detalhe importante que pode fugir da mente do produtor é sobre o desempenho de seu maquinário. 

Além da durabilidade, a manutenção garante que os equipamentos funcionem em todo o seu potencial. 

Isso porque as peças estarão sempre devidamente limpas, lubrificadas e sem nada de errado na sua mecânica que possa prejudicar o funcionamento. 

Sua produção garantida

Máquina parada significa produção prejudicada, seu trabalho jogado fora e prejuízos que poderiam ser facilmente evitados. 

Por isso, tenha atenção aos períodos para manutenções preventivas e conte sempre com profissionais capacitados para isso. 

Quando você tem boas práticas de gestão do maquinário, sua produção, e seu bolso, estão protegidos! 

Entre em contato conosco!