background

Blog da Athenas

4 filmes que retratam a vida no campo para assistir no final de semana!

4 filmes que retratam a vida no campo para assistir no final de semana!

“Eu quero uma casa no campo”, já dizia Elis Regina. De fato, a zona rural é sinônimo de beleza, riqueza, paisagens bonitas, histórias e conflitos. Com tanto material interessante, o cinema já criou muitas obras abordando esse universo.

Que tal conhecer 4 filmes que retratam a vida no campo para assistir no final de semana? Confira a lista!

“Vidas Secas” (Brasil, 1963)

Vamos começar a lista com um clássico. “Vidas Secas”, adaptação do livro homônimo de Graciliano Ramos, aborda a trajetória de uma família de retirantes nordestinos, composta por Fabiano (Átila Iório), sua esposa, Sinhá Vitória (Maria Ribeiro), seus dois filhos, além, é claro, da cachorrinha Baleia.

Nesse drama, a vida no campo é retratada de forma arrebatadora, acompanhando os personagens que fogem da seca em um ciclo de miséria e humilhações reincidentes, impostas não só pelas forças da natureza, como também pelo próprio homem.

De acordo com o site Adoro Cinema, a obra, dirigida por Nelson Pereira dos Santos, foi vencedora de um prêmio em Cannes e foi eleita pela Abraccine como o terceiro melhor filme brasileiro de todos os tempos.

 

“Colheita Maldita” (EUA, 1984)

Esse é para quem gosta de um bom filme de terror. Dirigido por Fritz Kiersch e baseado em um conto do grande gênio do terror, Stephen King, a obra se passa na fictícia Gatlin, cidade rural e repleta de vastos milharais.

Mas não se enganem, essa não é uma cidade normal. As crianças locais são lideradas por um garoto que está possuído por um demônio. Quaisquer adultos que ousem pisar naquelas terras não estarão seguros.

 

“Babe, o Porquinho Atrapalhado” (EUA/Austrália, 1995)

Depois de falar de um terror, agora tem um clássico para as crianças. Um dos grandes hits do ano de 1995, essa comédia com cara de sessão da tarde foi indicada a surpreendentes sete estatuetas do Oscar, incluindo a de Melhor Filme, saindo vencedora do prêmio de Melhor Efeitos Visuais.

O enredo gira em torno de um leitão órfão que tem como sonho ser um pastor de ovelhas. Demonstrando muita habilidade na função, seu dono inscreve o bichinho em um Campeonato Nacional de Cães Pastores, o que vai gerar muita confusão e diversão. Vale muito a pena reunir assisti-lo com a família.

“A Carne é Fraca” (Brasil, 2015)

Há muitos documentários com o tema de vida rural, conflitos e consumo. O Brasil, inclusive, sendo um dos grandes celeiros mundiais de filmes documentais, apresenta diversos título interessantes. A obra “A Carne é Fraca”, da diretora Denise Gonçalves, é um ótimo exemplo.

O filme faz uma crítica ao modo atual de consumo e produção de carne, abordando suas consequências ambientais, sociais e econômicas. Muito interessante para assistir e tirar suas próprias conclusões a respeito desse tema tão importante e atual.

Há diversos outros filmes nacionais e internacionais que valem a pena ser conferidos.

Ficam aqui mais algumas dicas extras que valem a pena:

- Os Pássaros, de Alfred Hitchcock;

- Campo dos Sonhos;

- E o Vento Levou;

- Sinais;

- Interestelar.

 

Reserve um final de semana e confira essas grandes obras do cinema com a vida no campo de plano fundo!

Entre em contato conosco!